top of page

Harmonização

Degustar um vinho é uma delícia, mas melhor ainda se soubermos combiná-lo com a comida. Existe sempre a dúvida, qual o melhor vinho para servir com

determinado prato...e tem a salada, o peixe e não podemos esquecer da sobremesa, normalmente, quanto mais intenso o sabor do prato, mais encorpado

deve ser o vinho. Vamos dar algumas dicas e sugestões de harmonização. As dicas não são, necessariamente, uma regra.

São apenas um direcionamento que trazem uma harmonização agradável ao paladar.

Picanha em pedaços
Churrasco

Qual o melhor vinho para comer com carne vermelha, os tintos são uma ótima opção.

Para filés com um pouco de gordura, você pode optar por um vinho tinto Pinot Noir. Para o contrafilé, busque um Cabernet ou um Syrah.

E para filé da costela, procure Cabernet ou Chianti. Para outros cortes de carne vermelha, recomendamos a escolha de um vinho tinto Cabernet Sauvignon ou Syrah. 

Pinot Noir - Ele tem um sabor intenso que combina com filé bem passado, embutidos como: salames, salsichas e presuntos com teor de gordura mais altos. Carnes com molho de cogumelo ou creme de leite também são uma ótima pedida.

Malbec - Muito comum na Argentina, o Malbec combina com carnes próximas ao osso (costelas), churrasco em geral, carne de cordeiro e carnes grelhadas com sabor mais forte.

Cabernet Sauvignon - É uma uva fácil de cultivar e se adapta em quase todas as regiões, conhecida como “Rainha das uvas”. Harmoniza com carnes de caça, carne de cordeiro, contrafilé, carnes para churrasco em geral, carnes próximas ao osso, carnes com sabores mais fortes e carnes com molho vermelho.

Syrah ou Shiraz - A uva é considerada uma das mais antigas já cultivada. Ela combina com carne de cordeiro assada, contrafilé, carnes com molho apimentado, molhos gordurosos, suculentos ou vermelhos.

Carménère - Harmoniza com carnes vermelhas magras, cordeiro, carnes de caça, como carne de javali.

Merlot - É uma das uvas mais cultivadas no mundo. Tem um sabor leve e sedoso, combina muito bem com carnes bem passadas, salames, hambúrgueres, carne assada e carnes com molho de frutas.

Pizza caseira
Pizza caseira

Pizza é sempre uma boa pedida, mas na hora de escolher o vinho existem sempre muitas dúvidas, porque são muitos tipos de recheio, que podem determinar a escolha do vinho....vamos ver as melhores opções...mas não é uma regra...

Pizza Calabresa ou Pepperoni tem a característica marcante do sabor dos embutidos, vai bem com um Reisling. A acidez e a leve doçura desta uva vão deixar a combinação perfeita. Se você adora um Cabernet Sauvignon, vai harmonizar muito bem também! A gordura da calabresa casa bem com os taninos marcantes desta variedade.

Pizza Quatro Queijos pede vinhos com acidez acentuada, os vinhos que contêm taninos podem ficar de fora. Uma opção boa é o Pinot Noir.

Outra sugestão é um espumante, pois as borbulhas limpam o paladar, deixando a experiência um tanto quanto harmoniosa.

Pizza Portuguesa pede um vinho sim...como são muitos sabores misturados( pimentões, presunto, cebola, queijo e ovo), pela complexidade de ingredientes um vinho Merlot, é uma ótima opção.

Pizza de rúcula com tomate seco casa muito bem com um vinho Sauvignon Blanc, com pouca ácides, e sem pretensão de competir com a pizza.

Pizza de Bacon "o brasileiro ama bacon". Por se um alimento muito gorduroso, a pizza de bacon pede um vinho mais concentrado, cujas características sejam os sabores frutados e profundos, a melhor opção seria um vinho Malbec.

Pizza de Atum é leve e cheia de sabor. Geralmente é a escolha de quem não quer um recheio tão calórico. Uma taça de Chardonnay harmoniza bem com a pizza de atum.

Filé de peixe banhado
Mercado de Peixe

Os peixes e frutos do mar harmonizam muito bem com vinhos rosés e brancos, porém os peixes de de cor escura e paladar mais acentuado, como salmão e bacalhau, combinam bem com o Pinot Noir e Gamay.

Outra sugestão é um espumante, para acompanhar pratos mais condimentados, cozidos com leite de coco e azeite de dendê, como moquecas, a acidez dos espumantes faz com que os sabores não se percam, valorizando tanto o sabor da bebida e da comida.

Um risoto de camarão harmoniza muito bem com um vinho mais jovem como um Sauvignon Blanc, Chardonnay ou um espumante rosé, a combinação fica perfeita!

Os crustáceos harmonizam bem com os clássicos brancos, por terem sabores leves e marcantes, sendo um pouco adocicado, e vão muito bem se acompanhados de uma salada.

Sauvignon Blanc com caranguejo ou um lagosta no sal e limão, é uma boa pedida...se for um prato com mais temperos e ervas aromáticas ou manteiga um Riesling combina bem.

Ice Cream Sundae
Sobremesa framboesa

Para sobremesas mais leves, pode escolher vinhos de sobremesa mais delicados, mas se for um doce com ovos e leite pode harmonizar com um mais encorpado.

Os vinhos de sobremesa podem ser tinto, branco, rosé, espumante, frisante e fortificado.

Os vinhos de sobremesa, possuem alto teor alcoólico e são mais adocicados. São mais concentrados, onde o açúcar da uva não é completamente transformado em álcool, apresentando um nível alto de acidez e um alto teor alcoólico.

A dica é que o vinho deve ser mais doce do que a sobremesa. Porém não deve se sobressair ao prato servido, devem se complementar no paladar para maximizar os sabores. para não ficar tudo muito doce, sirva o vinho sempre resfriado.

Algumas combinações - com frutas sirva vinhos leves, pode ser um delicado moscatel. O chocolate pede um vinho mais encorpado com sabor marcante como um vinho do Porto.

Para sobremesas com café, como tiramisu, um vinho Marsala é um ótima escolha.

Sobremesas com ovos e leite, como pudins, manjares combinam com vinhos de colheita tardia

bottom of page